quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Colaboradores Felizes = Clientes Felizes



A declaração de missão da Cliente Satisfeito tem como foco, "ouvir sistematicamente clientes e colaboradores de empresas e implementar ações que resultem em Acionistas e Colaboradores Felizes e Comprometidos e Clientes Felizes e Leais".



Mas qual a relação entre "colaboradores felizes vs clientes felizes" ?

Há alguns anos eu atuava como consultor em uma grande concessionária automotiva. Certa vez estava na sala do proprietário da empresa e um funcionário da oficina entrou na sala para tratar de um pequeno problema. Foi então que o dono o tratou de forma rude e ofensiva durante a conversa que não durou mais de 3 minutos.

Quando o funcionário saiu da sala, me voltei ao dono e diretor e fiz a segunda pergunta: - Como você acha que este funcionário vai tratar os clientes e os carros dos clientes na oficina ?

Complementei ainda: - Pode ser que ele não esboce qualquer reação diante de você ou de um outro gerente dele quando submetido a este tipo de tratamento, mas "Como ele provavelmente responderá ao tratamento que recebeu ? Possivelmente o fará de forma silenciosa e premeditada, sabotando serviços aos clientes

É claro que nem todas as pessoas que se sentem ofendidas ou humilhadas, descontam nos clientes, mas certamente muitos agem assim.

White -Collar

Quando pensamos em colaboradores altamente qualificados ou de áreas administrativas ou ainda de níveis hierárquicos maiores, é menos comum a existência de relacionamentos tão desgastados e ofensivos, entretanto são outros fatores que causam estresse, reduzem a autoestima e causam frustração nesses colaboradores.

É pouco provável que as respostas a estes problemas incluam a sabotagem de clientes ou produtos/serviços, mas certamente resultará em um relacionamento indiferente com os clientes, sem entusiasmo, sem vida e sem interesse real na solução de seus problemas.

A indiferença do atendimento ou no serviço para o cliente é um comportamento que destrói o relacionamento de uma empresa com seus clientes, e tende a curto e médio prazos, a resultar na perda de clientes.

A qualidade no atendimento e serviço ao cliente começa internamente, com qualidade de relacionamento com os colaboradores.

É mais ou menos assim: "trate seus colaboradores da mesma forma que espera que eles tratem seus clientes". Parece lógico, mas é estratégia pouco praticada em grande parte das empresas.

Demonstre interesse nos reais problemas de seus colaboradores e os verá demonstrando interesse nos problemas dos clientes. É simples assim.

A Cliente Satisfeito ajuda empresas ouvindo seus clientes e colaboradores, sugerindo e implementando ações que resultem em uma empresa mais feliz, com produtos mais adequados às necessidades dos clientes, e assim, tornando os clientes mais felizes e leais.

Fale com a Cliente Satisfeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário